doença_aguda

Mulher com doença grave obtém na justiça direito de receber medicamento custeado pelo estado

Compartilhe este post..

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Portadora de Porfíria Aguda Intermitente, uma enfermidade grave, a senhora T.D.F., de 30 anos de idade, procurou a Justiça Federal solicitando que o Estado de Minas Gerais e/ou a União Federal adquirissem e lhe fornecessem gratuitamente o medicamento prescrito pelos médicos para tratamento das crises provocadas pela doença.

O pedido se baseou no fato de que a autora da ação não tem condições financeiras de adquirir o medicamento, em razão do alto preço, e de que tal remédio não é fornecido regularmente pela rede pública de saúde.

Na primeira instância o pedido foi feito diretamente pela autora junto ao Juizado Especial Federal de Patos de Minas, sem a intervenção de advogado, e foi negado pelo juiz da causa.

Através do Escritório de Advocacia Rodrigo Carvalho, a autora entrou com um recurso inominado perante a Turma Recursal visando mudar a decisão do juiz e obteve êxito.

O pedido do advogado da autora foi acolhido pelos desembargadores federais que reformaram a decisão do juiz de primeiro grau.

Além de dar provimento ao recurso, foi concedida à autora a antecipação da tutela, ou seja, houve determinação para que o Estado de Minas Gerais e a União Federal fornecessem imediatamente o medicamento Hematina à autora, nas doses prescritas no receituário médico, solucionando, assim, a questão.

Compartilhe este post..

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

2 respostas

  1. Parabéns a todos, a saúde e os medicamentos é dever do Estado e direto de todos segundo a Costituicão da República, pena que o Juiz de primeira instância não entendeu.

  2. Realmente Jeovane, o cidadão tem direito à saúde e precisa lutar por isso, já que o Estado não atua de forma tão eficiente como seria ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Baixe O Guia Definitivo Sobre Como Se Divorciar

Um manual com um passo a passo que irá te ajudar a descobrir o caminho exato para que você consiga se divorciar.

Respeitamos a sua privacidade e não vamos enviar spam para você

Utilizamos seus dados para analisar e personalisar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Advocacia Rodrigo Carvalho a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.